• Filipa Larangeira Carvalho

4 Passos para descobrir os seus valores

Quais são os seus valores? O que o(a) faz tomar uma decisão?


Estarão as suas emoções a dizer-lhe que não está a viver de acordo com os seus valores?


Enquanto cidadãos , pais e líderes é fundamental que saibamos com clareza os nossos valores pessoais. Neles encontramos também os nossos limites e o percurso rumo às nossas metas.


O psicólogo Steve Hayes descreve os valores pessoais como "direcções de vida escolhidas". Eu concordo em absoluto e ainda acrescento: são também requisitos de cumprimento da nossa humanidade.


Isto significa que um valor não é um mero alvo fixo num qualquer momento futuro, mas antes um processo contínuo que se constrói através das nossas sucessivas decisões de vida. São essas decisões que nos conduzem aos nossos objectivos ou propósito fundamental de vida.


Se de forma reiterada tomamos decisões alinhadas com os nossos valores é natural que tenhamos um profundo sentido de satisfação pessoal, mesmo que esses comportamentos não sejam generalizados. No final do dia, dormimos descansados porque nos "cumprimos".


Se por outro lado sentimos um profundo descontentamento, inquietude ou insatisfação é possível que não estejamos a tomar um rumo em linha com os nossos valores.

O mesmo se aplica a uma organização: a dissociação entre os valores dos colaboradores e os valores vividos pelo grupo, pode ser precisamente onde reside a insatisfação, a falta de produtividade de uma equipa e os maus resultados do negócio.


Se enquanto líderes ou colaboradores tomamos sucessivas decisões que colidem com os nossos valores, ou permitimos que tal seja levado a cabo pela organização como um todo, entramos numa espécie de "deficit de valor humano" .


Neste estádio e ainda que o tentemos negar ou racionalizar com inúmeras justificações mentais, vamos consumindo a nossa integridade moral até ao ponto de a sentirmos na pele de alguma forma.


Se não é claro para si quais são os seus valores e o impacto que têm na sua vida, faça este pequeno exercício de 4 passos:

  1. Divida uma página em duas colunas. Numa coluna (a da esquerda) coloque entre 5 a 12 valores pessoais principais. Se tiver dificuldade em selecionar os seus valores existem ferramentas que o(a) podem ajudar nesta selecção, como este teste online.

  2. Na segunda coluna (a da direita) coloque comportamentos seus que realizou nos últimos dias. Podem ser pequenos ou grandes, positivos e negativos como fazer um telefonema a saber de um amigo, praticar exercício de manhã, ter chegado atrasado ao trabalho ou ter tido um conflito com um colega.

  3. Depois de preencher ambas as colunas una os valores com os comportamentos correspondentes. Use uma caneta encarnada para comportamentos que não estão alinhadas com os seus valores e uma caneta verde ou azul para comportamentos que foram ao encontro dos seus valores pessoais.

  4. Analise os seus resultados e escreva 3 acções concretas para começar já hoje a realizar como forma de viver mais em linha com os seus valores.

Só por hoje defina os seus valores e dê um novo sentido às suas decisões, as grandes e as pequenas.

Vai ver como aumenta exponencialmente o seu bem-estar.


 
  • Instagram
  • LinkedIn

©2020 por Newmanityschool.